Connect with us

Hi, what are you looking for?

Robotica-Espacial-technology

Tech

Robótica Espacial | Estudantes participam de projeto do FNDE

Dezessete escolas do estado de São Paulo fazem parte do projeto Robótica Espacial, do FNDE, criado com o objetivo de reduzir desigualdades por meio da Educação Digital.

O programa disponibiliza uma plataforma pedagógica com simuladores que ensinam conhecimentos teóricos e práticos de robótica, e têm despertado o interesse de crianças e adolescentes de todo o país, muitos deles ainda não conheciam o universo da robótica. O projeto que tem personagens divertidos, como robôs, e é inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA.

“É um ótimo pano de fundo, com uma estrutura lúdica que gera grande envolvimento. O programa usa uma plataforma gamificada que é uma linguagem que provoca um engajamento natural nas crianças e jovens. Explica Paulo Aragão Ramalho, diretor de tecnologia e inovação do FNDE.

Em São Paulo, o interesse dos jovens tem chamado atenção dos professores, que passaram a contar com um recurso a mais para atrair alunos desmotivados com o ensino à distancia por causa da pandemia.

Em Franco da Rocha (SP), na escola EMEB Donald Savazoni, em SP, o professor Cléber viu no projeto Robótica Espacial uma oportunidade fantástica para seus alunos. “Penso que o curso de robótica está sendo uma experiência muito significativa para eles, pois, é uma oportunidade de realizar um curso que será, possivelmente, expandido para todos, e é uma forma deles saírem na frente e poderem se aperfeiçoar e multiplicar esse conhecimento”, afirma.

Projeto-piloto Robótica Espacial

Criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com a Agencia Espacial Brasileira (AEB), a fase piloto do projeto levou educação digital para 11,5 mil estudantes de todo o País.

Voltado para estudantes da Educação Básica de escolas públicas e particulares, o projeto-piloto “Robótica Espacial” é um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com uso de uma plataforma pedagógica, que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.

Até o momento, 250 escolas dos 26 estados do país e do Distrito Federal já se inscreveram para participar do projeto que tem personagens divertidos, como robôs, e é inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA.

Os estudantes também aprendem a montar um robô Rover Lunar, inspirado na missão espacial Artemis da NASA, que conta com participação brasileira por meio da Agencia Espacial Brasileira.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Filmes

O sucesso do youtuber Ronaldo Souza, mais conhecido como Gato Galáctico, ultrapassou os limites da internet e vai virar filme. As filmagens de “Acampamento...

Séries

O Universal TV confirma novas estreias para o segundo semestre deste ano. Entre elas, a minissérie ‘Deputy: O Novo Xerife’, inédita no canal, no...

Filmes

ENCANTO, da Walt Disney Animation Studios, conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa...

Tech

O Tinder anunciou hoje o lançamento da sua Central de Segurança no Brasil. Construída por uma equipe dedicada à segurança do Tinder, esse recurso...

Mais Lidas